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sexta-feira, 18 de maio de 2012

FORMAÇÕES : METODOLOGIAS DE PROJETOS E INCLUSÃO

Formação de 24/05/12 Inclusão


Atividades:
1- Qual teu posicionamento sobre as citações de Jacques Delores com relação aos pilares do conhecimento?

2- Ao abordar as questões dos pilares do conhecimento podemos refletir melhor sobre a inclusão?

18 comentários:

  1. Os quatro pilares do conhecimento perpassam as relações, não só no âmbito escolar.Quando educamos os filhos sabemos que os exemplos valem mais que as palavras, que só farão sentido se forem condizentes com os atos. Da mesma forma nas vivências diárias nos devemos colocar no lugar do outro e principalmente conhecer a si mesmo antes do próximo. Logicamente nos faz refletir sobre a inclusão, pois a convivencia com as diferenças devem ser desprovidas de pré-conceitos, que sutilmente são abordados nos quatro pilares do conhecimento.

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  2. Os quatro pilares da educação, neste caso, servem de exemplo e podem nortear o exercício da profissão do magistério. Usando a lógica do Aprender a Conhecer, naturalmente nos leva a compreender que a prática de ensino não pode ficar estagnada, sendo que os próprios conhecimentos não são imutáveis, ou seja, as coisas mudam, evoluem e nós precisamos seguir em frente junto com estes conhecimentos. Enxergo esta prática como um desafio a criar um ambiente envolvente, em que meu aluno goste de aprender, ou seja, instigar sua curiosidade. Só assim, se aprende a conhecer, sendo curioso e significativo, não só para as crianças, mas para os adultos também, quanto mais atraente for, mais nos interessamos.
    Aprender a fazer está estreitamente ligado ao Aprender a conhecer, pois é colocar em prática todas as curiosidades, direcionando o aprendizado para as necessidades do aluno.
    Aprender a viver juntos sem dúvida é o caminho mais difícil a percorrer. Em uma sociedade em que já nascemos com a ideia de que sempre devemos ser melhores que os outros nos fazem incapazes de aceitar as dificuldades ou diferenças alheias. Crescemos ouvindo que precisamos ser competitivos e vencer sempre. Sem dúvida que aquele que se destaca, se esforça mais e etc. são os que geralmente se sobressaem na vida adulta. O desafio é tratar isso em sala de aula de forma sadia. Tratar as diferenças de modo que fique claro que todos nós temos capacidade de modos diferentes.

    Cíntia Pagliarini

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  3. Sabendo que os seguintes itens: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, são os eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação. Podemos dizer que esta teoria se propõe a embasar e auxiliar o professor na prática em sala de aula, principalmente em turmas de inclusão, se persarmos nos quatros pilares de forma prática veremos que: O aprender a conhecer indicará o interesse do aluno quanto a aprendizagem e criará uma abertura para o conhecimento; o aprender a fazer incentiva e encoraja a executar as atividades mesmo correndo de errar, sempre na busca de acertar; o aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e o aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por elucidar o papel do cidadão e o objetivo de viver.

    Professora Fabiane Costa

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  4. Segue em anexo a continuidade da formação de hoje 24/05/12 sobre inclusão (fechamento).Se quiserem anexar mais material será muito bom. Os vídes anteriores colocarei em breve. Acho muito interessante relacionarmos os pilares do conhecimento segundo Jacques Delores para aprimorar nosso aprendizado com relação não somente a inclusão mas resgatar o lado humano da relação aluno /professor/funcionário/pais /colegas de trabalho e outros... Os pilares são fgundamentais em qualquer relacionamento por isso foi salientado. Alguns colegas já postaram e concordo plenamente com as colocações . também podemos perceber que a escola não é propiedade nossa pois nós com certeza somos passageiros na comunidade e a escola fica para as demais gerações com isso nós plantamos sementes que futuramente podemos dizer que geraram bons frutos na medida em que oferecemos o melhor de nós. Desejo uma boa reflexão para todos. Eutília

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  5. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Não pode haver educação sem tais propósitos. O trabalho diário da educação via escola se apoia em tais prerrogativas. Para Delors, o século XXI, mais do que nunca, clama por uma educação que priorize tais pilares. Os indivíduos necessitam de uma formação continuada, garantida se o desejo de conhecer tenha sido lhe despertado, se a competência para fazer, bem como o respeito do convívio tenham sido aguçados. Assim, o último pilar será uma consequência, de forma que os educandos já “saberão” ser.

    A inclusão está para a escola como está para a sociedade em geral. A partir do momento em que o aprender a conviver torna-se uma constante, o direito de acesso, em todos os sentidos da palavra, está garantido. Não pode existir inclusão sem a valorização da convivência e da garantia de oportunidade igual de aprendizado a todos. Aprende-se, pois, a ser.
    Jocenira Nunes

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  6. Fabiane: Concordo com você com relação ao mais importante.Eutília

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  7. PROFESSOR IZOLINO -CONSIDERO QUE PARA MIM É MUITO DIFÍCEL TRABALHAR A MATEMÁTICA POR EXEMPLO , COM 35 ALUNOS. JÁ TIVE EXPERIÊNCIA NESSE SENTIDO E NÃO É FÁCIL. NÃO CONSEGUI REALIZAR UM BOM TRABALHO.

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  8. Concordo com Jacques Delores em relação aos pilares do conhecimento. Acredito que educar é muito mais do que ensinar conteúdos metódicos. Ensinar também é saber ouvir e falar as coisas certas, é saber (ou ao menos tentar!) agir da maneira correta servindo como um bom exemplo.
    Lembrar sempre que a palavra é que temos de mais poderoso e, que, uma palavra mal dita marcará para sempre a vida de nossos alunos e de qualquer pessoa que nos cerca.
    Mostrar aos alunos que o diferente do que estamos acostumados não é ruim e sim a realidade da nossa sociedade. E que para fazermos parte dessa sociedade devemos “saber viver juntos” respeitando uns aos outros com suas diferenças, é “saber ser” o que somos e aceitando o que somos e como somos, é “saber fazer” a diferença dentro dessa sociedade que hoje é muito discriminatória e preconceituosa.
    Portanto, acredito que os pilares do conhecimento podem nos fazer refletir melhor sobre a inclusão.

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  9. João C. Ilha Os quatro pilares do conhecimento envolve no ensinamento das diferenças entre as pessoas, mostrar para os alunos e incentivar a tolerância.Apontar as diferenças e destacar que todos nós somos diferentes um do outro.

    A inclusão é uma realidade, em todos os setores da sociedade, a inclusão está presente. Os alunos especiais com a matricula nas escolas convencionais proporciona a convivência entre os alunos. Mesmo que os educando com necessidades educacionais especiais não consigam aprender o conteúdo, já valeu a inserção na sociedade.

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  10. É essencial os quatro pilares da educação não só para a educação enquanto escola, mas para a vida. Aprender a conhecer: no sentido de aprender sempre, já que o conhecimento se constrói ao longo da vida. Aprender a fazer: explorando novos meios, chegamos a um objetivo esperado, porém de maneiras diferentes. Aprender a viver juntos: trabalhar a igualdade, direitos e valores. Aprender a ser: conhecer a si próprio para compreender e aceitar as diferenças.
    A inclusão faz parte da educação, cabe à escola e ao professor buscar suporte para melhor adaptar-se ao trabalho com os alunos de inclusão já que não é uma tarefa fácil.

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  11. OS PILARES SÃO UMA INTRODUÇÃO PARA O TRABALHO. NA PRÁTICA FALTA MUITA COISA PARA QUE O ALUNO DE INCLUSÃO SEJA ATENDIDO COM QUALIDADE . OS PAIS DOS ALUNOS TAMBÉM NECESSITAM DE ORIENTAÇÕES. PSICÓLOGOS PREPARADOS DEVERIAM AUXILIAR PAIS,ALUNOS E PROFESSORES.

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  12. Os 4 pilares da educação são na realidade o nosso grande desafio e ao mesmo tempo a nossa missão. Acredito que não é possível elencar qual a mais importante pois um complementa o outro.
    Estes pilares também não se restringem a escola, mas a vida em si, eele também não termina na escola.
    Com relação a inclusão, apresender a ser, a conhecer, a fazer e a conviver, estão em conformidade com a perspectiva de uma educação inclusiva.

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  13. Um pilar complementa o outro: conhecimento, educação, atuação, desafios,... Os quatro pilares são extensões da vida como um todo. O ser humano é o centro onde não há término da sua aprendizagem em lugar algum, muito menos na Escola, há sim o aprimoramento dos pilares, mas não o fim desta aprendizagem, pois o conhecimento se dá ao longo da vida.
    A inclusão: a garantia da inclusão,de oportunidades aos diferentes, se garante com planejamento claro de onde sair para onde ir, que cidadãos queremos, para essa sociedade, para o mundo.

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  14. Com certeza os quatro pilares da educação, servem de motivação para que os educadores despertem no aluno a vontade de aprender cada vez mais e melhor e não somente de aprender a conhecer, mas de compreender o que estão aprendendo, interpretando, refletindo, como sujeito crítico, aplicando o conhecimento no seu dia-a-dia.
    A inclusão está diretamente ligada ao aprender a conviver, pois cada vez mais nos vemos diante de conflitos, principalmente na sala de aula. É importante que cada um respeite o outro, que aprendam a conviver com as diferenças com mais tolerância e compreensão, onde sejam trabalhados valores e atitudes, numa educação voltada para a paz.
    Sandra Possamai

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  15. As diferenças se fazem iguais quando as crianças são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo. com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

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  16. 1- Qual teu posicionamento sobre as citações de Jacques Delors com relação ao pilares do conhecimento?
    Em relação citações de Jacques Delors sobre os pilares do conhecimento, o pilar de Aprender a conviver, onde desenvolve o conhecimento a respeito dos outros, da sua história e tradições de um grupo é o mais importante, pois faz com que toda criança descubra e fortaleça todo seu potencial. Os outros pilares fornecem ações para o Aprender a conviver.

    2- Ao abordar as questões dos pilares do conhecimento podemos refletir melhor sobre a inclusão?
    Com certeza, a educação é um bem coletivo que deve ser acessível a todos. Uma vez admitido esse princípio de igualdade, incluímos todas as crianças na vida educacional e social das escolas comuns, e na sociedade em geral, não somente na escola regular.

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  17. Os pilares são o conceito de fundamento da educação, que devem ser considerados em amplitude. Cada pilar complementa-se. Os pilares permitem refletir sobre a inclusão, pois aprender é subjetivo e todo ser humano é capaz.

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