Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

9 comentários:

  1. Educar é Incluir, além de possibilitar, criar, reformar, compartilhar, decifrar, observar, criticar, analisar, modificar, enfim educação com qualidade e significativa é sim inclusiva, pois vivemos na igualdade dentro de uma grande diversidade.
    Nascemos frágeis e essa fragilidade nos possibilita o convívio e a necessidade de um eterno aprendizado. A escola é uma das fases desse processo, que tem como missão organizar as aprendizagens de forma organizacional, mais não esquecendo que esta aprendizagem ou conhecimento se dá em tod sos ambientes e grupos de formas diferentes e necessárias. O objetivo disto da inclusão dentro do contexto de educação é naõ só necessário como também a única forma POSSÍVEL DE CRESCIMENTO na sociedade.
    Professora Katia Antunes

    ResponderExcluir
  2. Nós educadores podemos facilitar ou dificultar o processo de aprendizagem dos nossos alunos, por isso não trabalhar na diversidade de relações e pessoas, incluindo saberes diferentes e realmente significativos na construção do conhecimento, é na verdade apenas ver o aluno como um ser a ser moldado conforme nossas crenças ou expectativas. Não temos mais esse direito, não somos mais "donos do saber" e sim alguém em constante processo de mudança e aprimoramento pessoal e intelectual, que tem nas mãos a forma mais sublime de abrir novas possibilidades as crianças que nos chegam diariamente, favorecendo que elas possam traçar novos caminhos, inclusive aqueles que a humanidade ainda nunca tenha percorrido.
    Isso é educar. Katia Antunes

    ResponderExcluir
  3. EAGX Concordo plenamente com você. Creio que as mudanças ocorrem de forma acelerada e temos cada vez mais que buscar o conhecimento para poder acompanhar as transformações. PIERRE WEIL afirma: O NOVO PARADIGMA SUBSTITUI O CONCEITO DE ALUNO (aquele que é ensinado) pelo DE ESTUDANTE ( que participa ativamente do processo,que assume e dirige a própria Transformação.

    ResponderExcluir
  4. Quem não conseguiu entrar por seu email pode entrar pelo da Escola. Eutília

    ResponderExcluir
  5. Vai aparecer EMF AUGUSTO LONGONI / usem a senha que passei. Eutília

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. 1- Qual teu posicionamento sobre as citações de Jacques Delors com relação ao
    pilares do conhecimento?
    Em relação citações de Jacques Delors sobre os pilares do conhecimento, o
    pilar de Aprender a conviver, onde desenvolve o conhecimento a respeito dos
    outros, da sua história e tradições de um grupo é o mais importante, pois faz
    com que toda criança descubra e fortaleça todo seu potencial. Os outros pilares
    fornecem ações para o Aprender a conviver.

    2- Ao abordar as questões dos pilares do conhecimento podemos refletir melhor
    sobre a inclusão?
    Com certeza, a educação é um bem coletivo que deve ser acessível a todos.
    Uma vez admitido esse princípio de igualdade, incluímos todas as crianças na vida
    educacional e social das escolas comuns, e na sociedade em geral, não somente na
    escola regular.

    ResponderExcluir
  8. Pensamos o tempo todo em necessidade de mundanças.Mudanças essas que muitos de nós educadores, não saberia descrever. Outros tantos recolocaria a mudança somente na postura e comportamento dos alunos, utilizando-se da frase" Antiguamente os alunos tinham outra postura, queriam estudar!!!!"" Será????
    Mais muitos poucos pensam que a mudança passa por nós EDUCADORES, que precisamos reciclagem, auto avaliação e muito mais muito estudo para conseguirmos acompanhar o mundo, as pessoas e assim conseguirmos auxiliar no processo de crescimento dessas crianças e jovens.
    Não estou aqui dizendo que somente nós precisamos mudar, mais estou aqui deixando minha visão sobre a nossa realidade escolar.
    Não dá mais para continuar dando a mesma aula de 10 anos atrás,não temos mais que dar conta de apenas 15 ou 20 por cento da população em idade escolar como era naquela época, agora temos que trabalhar com os 90 por cento que estão na escola, na sua diversidade e diferença, respeitando e construindo junto um novo paradigma escolar.
    Para toda esta perspectiva de novo educar e relacionar-se, precisamos união e compartilhar, tudo que faz parte deste processo. Vamos abrir a guarda e possibilitar que essas mudanças começem por nós, vamos deixar que o novo ocorra e que não seja olhado com preconceito, precisamos desempenhar nossa função social, profissional e humana, não vamos esqueçer que somos sempre EDUCADORES, e como tais estamos em constante aprendizado e neste caminho acertamos e erramos, mais nunca desistimos.
    Acredito e amo estar aqui, mais preciso muito que todos vocês compartilhem comigo essa caminhada que é a VIDA ESCOLAR.
    Beijos e Abraços.

    ResponderExcluir
  9. A educação atual deve proporcionar momentos de prazer, na construção do conhecimento em que o aluno sinta vontade de construir a sua aprendizagem com alegria e que faça parte da sua vida no dia a dia.Bjos Iara

    ResponderExcluir