Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EAGX22: Formação de 23/08/12 Elaboração de um Projeto Coletivo.

1 comentários
 Projeto  em fase de acabamento  . Projeto Olingoni: Projeto envolvendo atividades esportivas . As datas previstas  serão as seguintes (conforme combinado com o grupo e especificadas no mural). Sábado: 24/10 : Abertura Oficial do Projeto Olingoni ( aplicação das sugestões do grupo da área e cat) e 27/010: Será feito o fechamento  das atividades do Projeto Olingoni com a premiação dos alunos.  Estou digitalizando o projeto e em 03/09 publicando com as sugestões do grupo ( com atividades para o CAT e ÁREA). Lembrete: Datas das pr´ximas formações:
03/09: Temática- Finalização do Projeto- Publicação
27/09 : Temática - Inclusão ( Continuação das orientações do Primeiro semestre)
04/10 :  Temática- Avaliação das formações com sugestões para melhorias futuras.
Tarefa: Elaborar uma atividade que envolva  a Olingoni para complementar as já recebidas.
Bom trabalho.

8 questões sobre o projeto pedagógico - Educar para Crescer 23/08-Formação eagx22

2 comentários
8 questões sobre o projeto pedagógico - Educar para Crescer

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EAGX22 :16/08/12 Trabalho de Projetos

2 comentários
Projeto OLINGONI : Conforme o combinado ( Elaborar sugestões de atividades esportivas e recreativas para o CAT e Área. Segue texto com a temática Projetos. Em 23/08 o projeto será apresentado com as sugestões dos colegas e dia 03/09 será feita sua finalização para aplicação. Bom Trabalho

Formação : 16/08-Avaliação do trabalho de Projetos e a importância no Trabalho Escolar.

1 comentários
EAGX22:
Proposta: Elaboração de Projeto relacionado a área esportiva.  ( 16/08 e 23/08) com finalização em 03/09 com datas de aplicação e  sugestões de atividades do  1º ao  5º ano e  do 6º ao 8º ano. P


PUCRS
A universidade
Administração superior
Unidades universitárias
Graduação
Pós-graduação
Extensão
Biblioteca
Vestibular
Como chegar
Mapa
Serviços do campus



Mundo Jovem
Facebook
Twitter
Feed

Fale conosco0800.515200(51)3320.3599
.



visitante
professor
jovem
.


Em todo o siteEm todo o siteMundo jovemEdiçõesSubsídios pedagógicosJuventudesMultimídiaNotícias



Mundo Jovem









Temas abordados
Edições


Subsídios pedagógicos








Juventudes



Multimídia
Notícias
Assinaturas









Home
Projetos Pedagógicos - Jornal Mundo Jovem
Projetos e interdisciplinaridade


Projetos pedagógicos
A-
A
A+


Data comemorativa
Assunto
Ano

SelecioneSelecione
.
Projetos e interdisciplinaridade

Projetos Pedagógicos



O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.

A propósito deste enfoque, Fernando Henandez (1998) diz que, 'convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria à prática e a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

• Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-las e utilizá-las sejam levadas adiante pelos alunos, e não pelo professorado, como acontece nos enfoques interdisciplinares;

• Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática seja a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre o ensinar e o aprender;

• Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:

a) Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.

b) Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.

c) O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo/classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.

d) Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.

Para Fernando Hernandez, ''todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto''.

Contudo, isso não quer dizer que todo conhecimento obrigatoriamente seja construído por meio de projeto. O autor não nega que haja necessidade de aula expositiva, de trabalhos individuais e em grupo, participem de seminários, ou seja, estudem em diferentes situações.

Uma nova lógica de vida

As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.

A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto e é de suma importância para os membros que participaram da pesquisa a construção da integração entre os pesquisadores e a comunidade.

Encerradas as atividades de desenvolvimento, não se deve fugir da avaliação, pois é aqui que serão focalizados os acertos e erros, que servirão de instrumento para novos aprendizados, com o objetivo principal de sempre querer fazer melhor.

Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, ''tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida''.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM), ''a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio''.

.
Anamélia Custódio Motapsicopedagoga, autora de “Educação, leis e planos, saberes e práticas”, Tauá, CE.anameliamota@bol.com.br
.

Exigências na elaboração de um projeto

Delimitação da área: as áreas do conhecimento são inúmeras e, por isso, devem ser claramente definidas para facilitar a pesquisa bibliográfica, fichamentos, arquivos etc.

Delimitação do tema: a fim de que a realização do tema se torne possível, deve-se selecionar apenas um aspecto a ser abordado. Em cada nível de escolaridade essa escolha adota características diferentes.

Problema: o problema sempre vem em forma de questionamento. Surge de uma insatisfação, de uma curiosidade. O professor e/ou os alunos devem perguntar-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema.

Hipóteses: é preciso estabelecer uma série de hipóteses em termos do que se quer saber, as perguntas que devem ser respondidas.

Objetivos: o que pretendemos com esse trabalho? Qual a finalidade de sua realização? Os objetivos estão divididos em dois grupos: geral e específicos.


Justificativa: é preciso a clareza da viabilidade da realização do projeto que se propõe desenvolver. Os argumentos devem ser convincentes e claros.

Revisão bibliográfica: para ter credibilidade, uma pesquisa deve fundamentar-se em teorias reconhecidas. Portanto, para que o aluno possa atingir seus objetivos, é preciso conhecer a literatura, ler o que foi publicado anteriormente, para apoiar seu trabalho em base sólida de conhecimentos e práticas reconhecidas.

Procedimentos metodológicos: é um conjunto de instrumentos que deverá ser utilizado na pesquisa e tem por finalidade encontrar o caminho mais racional para atingir os objetivos propostos.

Recursos financeiros: quanto vai custar, quem vai arcar ou patrocinar?


Socialização: o importante numa pesquisa é a socialização, a divulgação do trabalho, isto é, torná-la pública.

Avaliação: toda atividade deve ser avaliada. Resta escolher o método de avaliar. É aconselhável que ela se dê pelo método formativo, sem esquecer de avaliar pelos conceitos, procedimentos e atitudes, principalmente para continuar fazendo, e fazendo melhor.


.
Compartilhe: Enviar para um amigoShare on google_plusoneImprimir



More Sharing Services+


Voltar para lista< Veja também ■Sobre os subsídios ■Artigos ■Datas comemorativas ■Entrevistas ■Dinâmicas ■Poesias e poemas ■Materiais complementares Assinaturas Informações >Seja um representante >Receba a Newsletter Mundo Jovem


Twitter
Siga >


O Dia dos Pais está chegando! Que tal fazer dessa data um momento histórico em sua família? http://t.co/0ZuwUXLG.
@mundojovem10 Agosto de 2012

O resumo da edição de setembro do Jornal Mundo Jovem já está no ar. Boa leitura! http://t.co/RWzTtz7o.
@mundojovem10 Agosto de 2012

"Eleições: em nome de Deus?" Recomendamos a leitura desse artigo enviado pela leitora @mar_malheiros http://t.co/IRsx627v.
@mundojovem08 Agosto de 2012

Estamos na Semana do Estudante! Mas o que significa ser estudante? Como valorizá-lo? Confira nosso conteúdo especial: http://t.co/TZNYKSgs.
@mundojovem06 Agosto de 2012
AnteriorPróximo

.



Mundo Jovem
Página inicial
Mundo JovemEquipe
História
Conheça
Mural do leitor
Nossos produtos
Enquetes
Fale Conosco

Temas abordados
EdiçõesEdição do mês
Edições anteriores


Subsídios pedagógicosSobre os subsídios
Artigos
Datas comemorativas
Entrevistas
Dinâmicas
Projetos pedagógicos
Poesias e poemas
Materiais complementares

JuventudesGrêmio estudantil
Grupo de jovens
Intergrupos


Multimídia
Notícias
AssinaturasAssinaturas 2012
Assine agora
Seja um representante
Incentivos
Dúvidas frequentes

Fale conosco


Facebook
Twitter
Feed

0800.515200(51) 3320.3599
Fax(51) 3320.3889 ou 3320.3902
mundojovem@pucrs.br
Jornal Mundo Jovem
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 33
Caixa Postal 1429
CEP 90.001-970
Porto Alegre / RS - Brasil
CNPJ88.630.413/0002-81
AtendimentoSegundas a sextas, das 8h às 18h
.

PUCRS© Copyright 2011 Mundo Jovem / PUCRS
Resolução mínima recomendada de 1024x768 pixelsDesenvolvido por Máqina Internet































































































































































ROJETO conforme o combinado: PROJETO OLINGONI.